terça-feira, 11 de agosto de 2009

8 de Agosto - Parabéns e muitos anos de vida para o meu Rei Leão



Origem do Nome Rui: Latim
Qual o significado do nome Rui: REI


"Para resolver os problemas dos outros age com muita sabedoria, já quando o problema é seu tende a sentir-se desnorteado. Isso acontece porque sente-se mais confortável em decidir as coisas sempre com a cabeça fria. Mas seu coração sempre se intromete no meio das duvidas, e fica difícil mesmo decidir. Um bom conselho seria controlar a ansiedade nestas horas e não ter medo errar. Eis uma boa maneira de aprender."

Nunca fui pessoa de ligar a origens de nomes, signos etc. Sou relativamente céptica nestes assuntos, o máximo que consigo achar serão coincidências. Verdade ou nem por isso, em altura de aniversário do meu irmão (dia 8) e numa pesquisa sobre o nome, constatei que o significado é Rei.
Não deixa de ser curioso a ligação de Rei e o seu signo leão.
Curiosidades à parte, não podia deixar passar a data em claro, atrasada bem sei.
Todos os anos, os meus pais contam a história, embora a saibamos de cor e salteado....Estava eu (meu pai que é sempre o que conta a história) de serviço no aeroporto, quando recebo um telefonema da vossa mãe a dizer que tinha de ir para a maternidade.
Pois é e às 10.30 lá nasceu o manocas, de uma maneira nada simpática para a minha mãe, porque nasceu de pés (só de pensar, até arrepia!)

Após 6 anos e quando ele achava que o reino era só para ele, nasce aqui a rapariga, para destabilizar a pacatez da sua infância.
A diferença de idades e a diferença de sexo não foi impedimento para uma grande amizade e cumplicidade. Ele teve toda a paciência do mundo e talvez se fosse ao contrário a coisa não tivesse corrido tão bem.
Sempre fomos muito unidos, sempre partilhámos na perfeição brincadeiras e conseguíamos verdadeiras proezas com o que tínhamos. Desde cidades que construíamos com uma população que variava entre soldadinhos, estrunfes e os bonecos do presépio (qual Nova Iorque, qual carapuça!) até ao aprender e a andar de bicicleta, andava um de cada vez.
Ainda me lembro do dia que ele me deixou de aparar o banco, na altura não havia cá rodinhas para ninguém, das duas uma ou havia alguém disposto a servir de apoio ou então era confiar-se no equilíbrio e coragem para muito joelho esfolado....e lá fui eu aos zig-zags e nem sei como não me espetei assim que me apercebi que ele não estava ali. Espetei-me mais tarde quando eu já tinha muita confiança e ele dizia-me...vai com cuidado. Este exemplo também serve para outras coisas!
Felizmente também para nós e pelo bairro em que vivíamos, convivíamos muito na rua e com outros miúdos, mas, ele tinha-me sempre debaixo de olho, também impulsionado pelos pais por eu ser a que ele sempre me chamou em jeito carinhoso a canina (porque eu era de facto pequenota e por ser a cassula lá de casa, a menina)
Acompanhou a primeira vez de quase tudo, a ida para as várias escolas, o primeiro namoro, o primeiro desgosto, a primeira saída à noite, a primeira saída à noite sem ele (lá foi ele me buscar à festinha da escola, à 1 da manhã em ponto!) enfim, um sem número de situações impossíveis de descrever e sempre com os conselhos de mano mais velho.
Ainda hoje assim o é e agradeço por ter tido (mesmo!).....o melhor irmão do mundo!
Hoje, temos "as nossas vidas", ele tem dois filhotes lindos, um rapaz e uma rapariga, também, que me enchem de felicidade e me fazem imaginar o que nós fomos. Espero que partilhem eles também do bom que é se ter alguém para partilhar tudo.

Parabéns Rui, àquele que será sempre....um Rei.

1 comentário:

Unknown disse...

Bem...

emocionado... a ponto de me dizerem aqui se estou a chorar ou se me mijei...

Apenas digo, que espero que os meus filhotes...sejam como nós sempre fomos...unidos e cumplices...numa altura em que não havia telemóveis e se combinavam lugares para a ir buscar, para a minha "menina" ir ás suas festas sem a vela do irmão...
O importante é que se continue assim por muitos e muitos Anos.

Obrigado Maninha

Rui