sexta-feira, 24 de julho de 2009

ProfissõesVsCompetências

Ia eu mais a minha companheira de refeição (somos das que trazem gamela para o trabalho, que isto de almoçar fora está pela hora da morte e além do mais demora-se muito tempo, para quem tem 1 hora cronometrada como nós, é o ideal) e com o que resta dela damos uma perninha para ver como param as modas.

Trabalho numa avenida em que nas suas traseiras é uma das mais populosas a nível de belas, meninas e moças, e porquê?
Porque têm muita loja!
À hora de almoço torna-se uma passarela autêntica, é ver a rapaziada a almoçar nas esplanadas e a distrairem-se com os modelitos que por ali passam.
Com saldos nas lojas então....é a loucura!
Estávamos nós a passar em frente a uma perfumaria quando a M se vira para mim e diz....
M - Vamos entrar para ver se tem saldos!

Eu - Hum? Não há saldos nos perfumes!
M - Vamos ver, pode ser que sim!
Eu - ........ Lírica! (Pensei eu cá para mim!)
E entrámos.
Enquanto ela andava a meter o nariz nos frascos, estava eu a kilometros de distância a pensar na morte da bezerra, quando sou acordada por uma das senhoras da loja a mexer-me na blusa.
Ela - Com uma blusa tão bonita e tem aqui a etiqueta a ver-se é uma pena!
Eu - Pois, tem toda a razão mas é pelos símbolos da lavagem.
A senhora tratou de me arranjar logo solução para esconder a etiqueta. Simples, mas resultou (tenho é de me lembrar de tirar a fita cola antes de a enfiar na máquina!)
Agradeci pela simpatia e pela disponibilidade da senhora, quando de repente a senhora se virou e disse:
Ela - E com um nó tão bonito nas costas e a ver-se um bocadinho do soutien, é mesmo uma pena!
Eu - (mais uma vez...) Pois, mas o nó é pesado e descai um bocadinho....
Ela - E se desse o nó por dentro do soutien? Quer que eu faça?
Eu - :) Olhe que boa ideia!!! (e a questionar-me ao mesmo tempo se a senhora seria familiar do Macgyver, mas feliz da vida pela senhora estar ali feita modista, com uma simpatia extrema e eu com as soluções aos problemas da dita blusa.
De repente apercebi-me que já o gajedo todo da loja (incluindo o segurança) já estava tudo a mandar bitaites e à minha volta, parecia eu que estava a experimentar o vestido de noiva e tudo na amena cavaquiera, como se de familiares e amigos se tratassem!
Lá se acabou a hora de almoço e com ela o reboliço todo da loja de perfumes transformada em provador.
Saí da loja a agradecer imenso, com um sorriso nos lábios e quase que constrangida por não levar nem um bâton.

Fiquei sem perceber se a senhora (para além de se mostrar disponível) se teria jeito para a coisa ou se seria mesmo uma profissional do corte e costura que por força das circunstâncias e do mercado de trabalho, estaria neste momento a fazer o que nós dizemos trabalhar para desenrascar?
De qualquer das formas, fico sempre feliz por saber que para além de pessoas com gestos amáveis como este, trabalham em lojas franchisadas, talvez até para "desenrascar" e mostram uma disponibilidade que vai além das suas competências.
É de louvar ainda mais se de facto a pessoa em questão não estiver na profissão para a qual fez, ou tentou fazer carreira.
Cada vez mais nos dias que correm, para além do salário, do ambiente, das condições, etc, é importante fazermos o que realmente gostamos, mas se assim não for o importante (ou o menos mal) tentar fazê-lo com algum prazer para nós próprios.

3 comentários:

lady bug disse...

Acho que ela estava é de olho em ti, não??

Unknown disse...

Fruto ou não de uma imaginação criativa, esta história é deliciosa! Não sei se estaria de olho na BEA ou não - nada mau partido - mas já tomado, mas lá que era tipicamente prestável, à boa maneira antiga portuguesa, era! Incentivo-te a continuar a pesquisar modas e montras, a passear nós (substântivo) e etiquetas, equanto nós (prenome), leitores passivos e sedentos, aguardamos com alguma ansiedade e expectativa doentia as tuas Short Stories... Beijinhos - Gosto de ti!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.